GRADUADO EM LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA e PÓS-GRADUADO em LINGUÍSTICA e em EDUCAÇÃO INFANTIL. UILIAM DE AZEVEDO MELO.
E-MAIL: LOJASEJASOLIDARIO@GMAIL.COM

UMA HISTÓRIA COMO VOCÊ NUNCA OUVIU!
COMO DEVEMOS PAGAR O BEM E O MAL?

www.lojasejasolidario.com.br

ü    E-mail: lojasejasolidario@lojasejasolidario.com.br
Cel:21 9 98466376

·                   Entre em contato por E-mail, celular, Zap ou pelo canal, Fale Conosco de nossa Loja, Seja solidário!

ü    Comunique-se com firmeza e de forma totalmente confiante como os seus amigos nunca o viram se expressar.

·                   CATÁLOGO

ü    Apostila para concurso público com questões de provas anteriores com orientações gramaticais inclusas.

ü    Novelas com participações permanentes no valor de 10 por cento em cada exemplar vendido. Mensalmente o valor da venda.

ü    Letras de música com participação permanente.

ü    Reuniões com participações permanentes.

ü    Pregações para igrejas com participações permanentes.

ü    Trabalho para o judiciário com participações, se for o caso.

ü    Documentário com participações permanentes no valor de 10 por cento
em cada exemplar vendido.

ü    Livro biográfico com participações permanentes no valor de 10 por cento
em cada exemplar vendido.

ü    Trabalhos de conclusão de curso em todas as áreas de conhecimento
com participação permanente, quando for o caso.

ü    Pregações diferenciadas como você nunca ouviu.

ü    Palestras para reuniões em diversos seguimentos com participações
permanentes, quando for o caso.

ü    Redações sobre qualquer assunto de maneira inteligente, envolvente,
aconchegante e eficaz.

·                   Sempre que necessário, entre em contato conosco para alinharmos a maneira a que mais se adeque ao que lhe interessa!

 

COMO PAGAR O BEM e O MAL


        É sabido por muita gente, aliás, por grande parte da população mundial que tem o mínimo de conhecimento bíblico, que observa, conforme informações tecidas no livro de Gênesis, que naquela época em que Deus tinha posto Adão no Paraíso houve um momento em que ele se sentiu só, pois Deus o havia observado e percebeu que seria melhor Adão ter uma auxiliadora e a partir daí fez Adão cair num sono profundo e de suas costelas formou Eva.
 Será que há alguém aqui que pode dizer em que dia da semana Deus fez o homem? _________________________________________________________.

Quem Deus fez primeiro, o homem ou os demais seres viventes?
_________________________________________________________.

Quem Nasceu primeiro o homem ou a mulher, segundo a lógica de Deus?
_________________________________________________________.

Bem, é claro, todos sabemos, que primeiro Deus fez os demais seres viventes e na sequência o homem e a mulher. Mas algum tempo depois de tê-los feito, as escrituras indicam que Deus havia aconselhado para que não comessem do fruto que estava no meio do jardim. E durante muito, mas muito tempo, tempo que não sabemos precisar a duração; eles, Adão e Eva, viveram intensamente ali no Paraíso sem qualquer tipo de problema que pudesse ocasionar transtornos sobre os quais na contemporaneidade, em outras palavras, transtornos sobre os quais atualmente, boa parte da população sofre por diversos motivos, por exemplo, o mais simples deles é a busca pelo pão de cada dia, mas não menos importante que é a preocupação com o dia seguinte em estar devidamente preparado para o trabalho, que é a mesma coisa, de onde se ganha o sustento para custear a fartura almejada por todo e qualquer cidadão que pensa em ter uma boa vida.
Preocupação que naquela época em que Deus os tinha colocado no Paraíso não acontecia, pois o Criador havia sido bem claro, de acordo com inferências de sua palavra, que eles não se preocupariam com o que haveriam de comer.
Primeiro porque Deus já tinha pensado em tudo, em todas as necessidades por que passariam a sua criação, Adão e Eva e sua geração, mas no sentido de sustenta-los eternamente.

A ordem, naquele momento, foi para que se multiplicassem sobre a terra e por isso sabemos que a fruta não se refere ao sexo, propriamente dito. Mas qual teria sido o pecado de Adão e Eva?
_________________________________________________________.

Conjectura-se que Deus tenha colocado a ÁRVORE DA OBEDIÊNCIA no meio do jardim para que os anjos caídos soubessem que Lá no Paraíso onde Adão e Eva tinham sido postos por Deus havia uma REGRA FUNDAMENTAL, que até então no CÉU, esses anjos não obedeceram e por isso foram postos fora do CÉU, mas que por outro lado, Adão e Eva aqui na terra tinham seguido à risca por tempo indeterminado, até que ocorreu a queda do homem em razão do primeiro pecado…

O pecado da DESOBEDIÊNCIA induzido naquele dia pela mais ASTUTA das ALIMÁRIAS que existia no Paraíso.
Inicialmente, para maioria das pessoas esta alimária seria de fato uma COBRA, mas sem dúvidas esta é uma das milhares de CONOTAÇÃO que existe na BÍBLIA, como a PROSOPOPEIA, a PERSONIFICAÇÃO, a METÁFORA, a METONÍMIA e outras figuras de linguagem por exemplo.

Na verdade, foi a partir daí que a SERPENTE adquiriu o sentido de TRAÍÇÃO, pois em outros contextos, a Serpente e a Cobra têm o significado de INTELIGÊNCIA e CURA. Por isso, que muitos cursos, principalmente os de nível superior, adotaram-nas como símbolos de sua ordem, por assim dizer.
Sabe-se que na Bíblia é relatado além de Adão e Eva mais dois de seus filhos, Caim e Abel, mas será que neste momento existiam apenas eles quatro?
__________________________________________________________

Sabe-se que entre Caim e Abel tenha ocorrido tamanha rivalidade em razão das ofertas de Abel agradar mais a Deus que as ofertas de seu irmão Caim, mas não foi só por isso que tal situação aconteceu, foi por algo muito mais extrínseco aos dois. Em outras palavras, porque Caim e Abel teriam sido concebidos após o pecado da DESEOBEDIÊNCIA e a partir dali sobreveio a todos o jugo por causa do primeiro pecado de Adão e Eva.
 Primeira coisa muito importante que devemos nos ater é que depois do pecado de Caim, Deus disse que quem o matasse, seria sete vezes mais castigado, no entanto para que Caim realmente não fosse ferido, Deus pôs um sinal em Caim. Genesis 4:15 e 16.  A partir daí, pressupõe-se que havia outras pessoas além de Adão, Eva e seus dois filhos Caim e Abel. Os outros filhos além de Caim e Abel, conjecturam-se que tenham sido concebidos antes do Pecado de Adão e Eva. E por isso, eram seres humanos mais imunes à morte e mais protegidos contra aqueles anjos que haviam caído do céu, por assim dizer, que passaram a rodear a terra buscando a quem pudessem tragar.

A árvore no meio do jardim muito provavelmente tenha sido colocada por Deus não apenas com intuito de limitação ao homem, mas principalmente para que todos aqueles anjos que caíram do céu verem o mel que perderam após a desobediência cometida quando ainda eram corpos celestes, pois haviam concordado com um dos querubins, mais precisamente, Lúcifer, que quer dizer a mesma coisa que aquele que é cheio de luz; concordaram no sentido de serem melhores que Deus e por isso perderam seus respectivos corpos celestes e passaram a viver na tremenda escuridão rodeando os quatro cantos do universo. E quando Deus resolveu criar o homem colocou também no meio daquele paraíso a árvore da OBEDIÊNCIA que a propósito diante do olhar de toda sorte de maldade, ou seja, diante dos perigos escondidos que o olho humano não consegue enxergar, isto é, diante dos seres mais inteligentes que o homem, em outras palavras, diante dos espíritos maus aquela árvore SIGNIFICAVA muito mais que apenas a LIMITAÇÃO HUMANA. Pois Deus os havia observado que não deveriam DEGUSTÁ-LA, porque era algo desnecessário para Adão e Eva, porque a eternidade já estaria garantida sem o doce sabor de se deliciarem com tamanho gosto de ciência que nela havia.
Pois agora, eis aí a tremenda supremacia que nela existia, o dissabor da DESOBEDIÊNCIA cometida pelos anjos caídos que se transformaram em perigos escondidos e em doenças mortais que muito excediam e excedem até hoje diante do olhar humano e todos esses seres caídos sabiam na verdade que se Adão e Eva comessem daquele FRUTO estariam pactuando com a exclusão dos pecados mortais que outrora aquela TERÇA PARTE dos anjos junto ao Diabo, ainda com o TÍTULO de LÚCIFER, cometeram na época em que eram detentores de toda a CIÊNCIA CELESTIAL e por terem pecado,
sendo seres cientes, foram destituídos de todo aquele poderio que era parte integrante de cada um deles.

Por este motivo, através de um dos filhos ou filhas que eles tiveram antes do pecado, aqueles anjos caídos de alguma forma teriam conseguido usá-los contra os seus próprios pais, Adão e Eva, fazendo-lhes pecar contra a ordem que Deus tinha observado.
Mas por que não poderiam ter sido induzidos ao erro por meio dos filhos depois do pecado?
Simplesmente porque Caim e Abel foram os primeiros filhos depois do PRIEMIRO pecado da humanidade cometido por Adão e Eva. Por isso, eles entraram no GRANDE LIVRO de OCORRÊNCIAS, a bíblia. Pois os outros filhos de ADÃO e EVA não participaram da delinquência ou do momento sombrio ocasionado pelo pecado e do instante de transição de PUREZA à DESOBEDIÊNCIA, momento em que um dos filhos de Adão e Eva teria sido tão intrépido ao ponto de contrapor a vontade de Deus sob o ponto de vista que se comessem seriam como Deus.

E justamente por conta disso, Deus usou a conotação de COBRA ou SERPENTE em detrimento ao real nome daquele ou daquela filha de Adão e Eva canal por onde se desenvolveu a ideia de PECADO. Pois apenas entra no LIVRO ou REGISTRO de ocorrências, em princípio, quem está ou estava no
momento DA DELINQUENCIA por assim dizer. E por ter se deixado ser o canal por onde sobreveio tamanha desgraça sobre a humanidade, então Deus usou o recurso da DENOTAÇÃO PERSONIFICADA no animal cobra em detrimento de seu REAL NOME. Um RECURSO estilístico de quem detém determinada inteligência.

Por isso, sobreveio ao mundo estupenda rivalidade que culminou com a disputa entre Caim e Abel visando às graças de Deus. Mas tal rivalidade não aconteceu apenas porque Deus se agradava do interior e da mente quando Abel lhe oferecia o seu melhor no altar, mas sim por causa da consequência do primeiro pecado, seus pais sentiram o dissabor ocasionado pelos seus próprios erros, tal qual Faraó no Egito ao perder o seu primogênito em razão de sua DESOBEDIÊNCIA pôde sentir a amargura por desobedecer a ordem de Deus dada por Moisés e Arão que eram porta-vozes do grandioso naquela respectiva época.

A rivalidade e toda sorte de maldade apenas entrou no mundo a partir do primeiro pecado quando Adão e Eva deram ouvidos àquele ou àquela utilizado pelos anjos caídos que se transformaram em perigos escondidos e doenças mortais que os olhos humanos não são capazes de enxergar. Trocando em miúdos, a maldade e os que rodeavam a terra tinham o objetivo de fazer os principais errarem, mas, para tanto, utilizaram um dos filhos ou filhas de Adão e Eva que até então eram imunes à morte, mais precisamente porque ele ou ela havia sido concebido antes do pecado entrar no mundo, tal qual aos anjos celestes que deram lugar à maldade, ocorreu lá no Paraíso com um de seus filhos ou filhas da geração forte, pois Caim e Abel já fariam parte de uma geração mais frágil por terem sido concebidos através do parto de dores, por assim dizer, que só ocorreria por causa da desobediência que abriu as portas para toda sorte de maldade entrar naquele lugar, fazendo com que acontecesse uma guerra, não propriamente dita, e por este motivo a RIVALIDADE DESMEDIDA entre CAIM e ABEL, os irmãos que foram concebidos após o pecado. Por isso, reiterando novamente que a maldade e a rivalidade só ocorreram não apenas porque Caim oferecia a Deus o que lhe restava, mas principalmente porque eram filhos que foram concebidos depois da ordem de partos de dores, caso que só veio a acontecer depois do erro de seus pais, Adão e Eva, que a propósito já haviam tido muitos filhos e filhas antes de darem lugar ao erro do pecado que ocasionou o parto de dores fulminando na sequência a trágica consequência com seus filhos, Caim e Abel.
PARTO DE DORES outro RECURSO ESTILÍSTICO utilizado no idioma nativo.
Em outras palavras, isso não quer dizer que naquela época, quando a mulher estivesse às portas de dar a LUZ não sentisse as dores que normalmente a mulher tem ao chegar o grande momento esperado do bebê nascer. PARTO DE DORES no sentido de que a partir daquele momento em diante, a humanidade passaria por situações antes jamais vividas, conforme inicialmente aconteceu com seus primeiros filhos, após à ordem de dores, CAIM e ABEL, que culminou com a fase de um deles saindo de cena, deixando o enorme fardo da saudade, entretanto enfatizando desta forma o respectivo PARTO DE DORES que se traduz em início, meio e fim, pois antes do parto de dores só existia o início, o meio e a eternidade.

Pois os seus filhos e filhas mais nobres eram mais imunes à morte porque foram filhos e filhas concebidas antes do ERRO FALTAL que culminou com a exclusão de sua eternidade junto ao Paraíso que Deus havia preparado para a humanidade viver sem as mazelas dos seres mais inteligentes que outrora também erraram FATALMENTE diante do trono de Deus.

A imagem que normalmente de maneira infantil temos é que a cobra animal tenha sido o objeto pelo qual o homem e a mulher haviam sido enganados pelos espíritos escondidos que a utilizaram para tal concretização daquele respectivo sortilégio que culminou com a destruição da humanidade a partir dali trazendo competições e rivalidades fora do comum, conforme pôde ser percebido depois do primeiro assassinato, mas não por causa da fragilidade apenas de Caim e Abel, mas por terem sido concebidos após o pecado, e pura e simplesmente também por um ser humano mais forte do que eles ter corroborado com a transição de PUREZA à DESOBEDIÊNCIA. Irmão ou irmã deles ter induzido Adão e Eva, seus pais, ao erro fatal de toda humanidade e por isso a esse, irmão ou irmã, mais forte que induziu os pais a COMEREM a FRUTA da árvore que estava no meio do jardim, a um deles também teria sido dito por Deus que a partir daquele momento não mais gozaria dos privilégios que em seu dia a dia, no ir e vir junto ao Paraíso, tinha por ter induzido seus pais ao erro. E assim o castigo recebido foi o RASTEJAR TAL QUAL A COBRA; Isso não foi dito ao animal COBRA, mas sim a um desses, irmão ou irmã, que era cidadão imune a toda sorte de maldade que rodeava a terra, antes da transição da ideia de pecado.
Rastejar não propriamente dito, mas com sentido de passar por algumas dificuldades que até então jamais havia ocorrido com a humanidade, ou seja, tamanha “sofrência”. Porque era um filho ou uma filha forte, concebido ou concebida antes da ordem do PARTO DE DORES e não fracos como Caim e Abel, pois tinham sido concebidos depois que seus pais erraram, dando início à ordem do PARTO DE DORES, por terem dado lugar à vontade do filho das trevas destituído dos céus por querer ser maior que Deus. E por isso houve rivalidade e competição que foram ocasionando em demasia, por assim dizer, à trágica situação de um filho que não merecia morrer e pagar por ser filho após aquele doce erro que culminou na primeira morte da humanidade.

E então Adão e Eva sentiram na pele tal dissabor após a sua desobediência tal qual Faraó também sentiu mais recentemente historicamente simplesmente por não ter dado ouvido aos porta-vozes de Deus, Moises e Arão, assim como Lúcifer e a terça parte dos anjos que desobedeceram e colheram o que plantaram junto às ruas de ouro e ao mar de cristal diante do trono de Deus em terras celestiais.

Se não fosse assim, poderíamos ficar conjecturando de maneira tola Deus ter dito o que foi dito simplesmente ao animal cobra que rastejaria a partir dali.
Então teríamos a falsa impressão de que o animal andaria na vertical e não na horizontal como de fato o sabemos e ainda isso seria uma infantilidade sem tamanho considerando o que foi dito apenas ao animal e não a um filho ou uma filha mais forte por não ter sido concebido depois do pecado e por isso era detentor de mais conhecimento e por isso era totalmente imune à morte até então.

Assim dado ao fato rastejar no sentido de expiar pelo erro fatal que levou toda humanidade a perder o que era mais sagrado, a imunidade à morte.
Caim conheceu uma de suas irmãs mais velhas intimamente, algum tempo depois que cometeu tal sortilégio. Essa irmã sem dúvidas seria considerada mais forte por seus pais, Adão e Eva, terem-na concebida antes do pecado que trouxe a morte ao mundo, pois dela não há nenhum mal que desabone a sua conduta perante Deus no livro sagrado, por isso nenhum registro de ocorrência contra ela.

Outros conjecturam ser uma de suas irmãs mais jovem o que não faria muito sentido, pois se assim fosse, ele, Caim estaria numa sinuca ainda sem precedente em toda a sua história. Qual seria o sinal que Deus teria colocado em Caim para que ninguém o ferisse? Indubitavelmente a sua irmã de prole forte concebida antes do pecado, em outras palavras, a sua testa de ferro.
Será que poderíamos conjecturar então que dos seus irmãos mais fortes que muito provavelmente teriam levado os seus pais, Adão e Eva, a pecarem, desta forma dando lugar à vontade dos seres sombrios que foram destituídos dos céus, seria a irmã com quem Caim se relacionou e a propósito a irmã de prole mais forte antes da concepção da desobediência? Pode ser que sim, pode ser que não!

Se sim, devida a gravidade da situação cometida por Caim somado à ideia de transição de pureza ao pecado induzido por ela na mente de seus pais, Adão e Eva, para o erro fatal da DESOBEDIÊNCIA, então atualmente diríamos que
eles se merecem! Mas eles quem? Caim e ela, a filha com quem ele viria a se relacionar tempos depois do primeiro sortilégio cometido. Se não, então poderemos ratificar sem sombra de dúvidas que Deus, manteve a misericórdia em prol de Caim, porque sabe que o PECADO DA DESOBEDIÊNCIA é que foi o maior PIVOR que outrora ocasionara a entrada de tudo o que não prestava perante o olhar de Deus, ainda sim mesmo tendo ocorrido o trágico fim de Abel, que sabemos Deus tê-lo guardado e o recebido em lugar de honra, isso não quer dizer que Deus dê tamanho ao pecado, pois para ele, independente qual seja o pecado, maior ou menor na verdade não importa, ainda que perante o olhar humano isso queira dizer alguma coisa, porque para Deus não há diferença entre o erro de uma ou de outra pessoa. Isso quer dizer que não há distinção entre ambos os pecados cometidos, pois Deus diz em sua palavra que toda criatura que tem fôlego louve ao senhor, a partir daí nos demonstra não fazer acepção de pessoas, muito embora em diversas situações não pensemos assim, no entanto Deus conhece o passado, o presente e o futuro de cada ser humano. E exatamente por isso nos observa que cada um colherá exatamente aquilo que semear.

Pois de Gênesis a Apocalipse é dito como é que devem ser as coisas, porém através da graça ou da misericórdia, poderemos obter o perdão, seja qual for o cidadão ou cidadã que o reivindicar, mas isso dependerá do perfil de cada um, pois uns receberão as suas dádivas por meio da graça que se traduz no perdão porque não cometeu o pecado mortal. E, ainda sim, quem cometer algo de cunho mortal, obterá o perdão pela misericórdia.

E foi exatamente o que aconteceu naquela época com Caim, por isso foi colocado um sinal nele para que ninguém o ferisse de morte, tal qual ele fez com Abel.

Muitos por esta decisão e por esta lógica talvez dissessem ser Deus injusto, mas talvez esqueçam que Caim ao cometer tal infortúnio, diga-se de passagem, indubitavelmente teria estado fora de si quando assassinou seu irmão, pois toda sorte de maldade muito provavelmente o tivesse possuído levando a cometer aquela trágica situação. E Deus por saber disso e ser
soberano reconheceu que o tempo seria o maior dos remédios para castigar ou perdoar quem permanecesse cometendo sortilégios como o ocorrido neste caso.

Isso não quer dizer que Caim não tenha sido castigado, pois foi amaldiçoado e quem fizesse mal a ele poderia ser sete vezes mais castigado. O que nós podemos aprender com isso? O bem se paga fazendo o bem, no entanto o mal se paga com justiça e não na mesma proporção, porque educação gera educação, e maldade outra pior ainda!

Autor: Uiliam de Azevedo Melo, Nascido em 1977.
Diga fraco: eu sou forte! Joel 3:1.

PROFESSOR E ESCRITOR:
UILIAM DE AZEVEDO MELO.

ACESSE AS NOSSAS REDES SOCIAIS.